Logo Cor.jpg

A BDLF é uma base de dados virtual especializada em livros de fotografia que está sendo desenvolvida neste exato momento.

A primeira fase deste projeto deverá ser apresentada ao público em agosto de 2019, com um conjunto de publicações sobre a cidade de Brasília, englobando as publicações fotográficas produzidas desde a época de sua construção, até chegar nos dias de hoje.

Apesar deste recorte temático inicial, a meta é desenvolver e consolidar, no médio prazo, o principal catálogo virtual de livros de fotografia que seja, no mínimo, de abrangência nacional, com destaque para a produção independente e contemporânea, sem descuidarmos das publicações históricas. No longo prazo, a meta final é chegarmos a um nível latino-americano de cobertura.

Trata-se de um projeto inédito, tanto no Brasil como no exterior. A base de dados funcionará também como biblioteca virtual de livros de fotografia, englobando seus mais diversos formatos: fotolivros, monografias, catálogos, coletâneas, zines, etc.

Cada publicação, editora, fotógrafo/artista e designer contará com uma página própria de apresentação. A proposta colaborativa é que os próprios autores ou responsáveis façam o upload das informações catalográficas e das imagens de suas publicações diretamente na plataforma, que estará, portanto, em constante atualização.